A prática de atividades físicas, recreativas e esportivas durante as aulas de Educação Física é de extrema importância para as crianças e adolescentes. Além dos benefícios para a saúde física e mental, ajuda também no desenvolvimento muscular e no condicionamento físico, contribui com a melhora da coordenação motora, flexibilidade, lateralidade, postura, equilíbrio, sociabilização, cooperação, respeito mútuo, autoconfiança, senso de coletividade, entre outras.
Muitas crianças e jovens deixaram de praticar atividades físicas por um longo período devido ao isolamento social.
Nós aqui no Colégio Raposo Tavares retomamos as atividades físicas de uma forma gradual, respeitando o tempo e os limites físicos de cada aluno. E também nos preocupamos muito com o lado emocional de nossas crianças.
Falo do respeito aos limites e tempo de cada um, porque durante a pandemia alguns alunos praticaram poucas atividades físicas e muitos deles não realizaram nenhuma. Quadro que já vinha se agravando mesmo antes da pandemia devido ao aumento do tempo que muitos ficavam nas redes sociais, celulares, internet, jogos eletrônicos, etc.
Foi muito importante também o acolhimento que demos aos nossos alunos nessa volta, e a segurança que conseguimos passar para eles durante as aulas.
Também fomos fazendo adaptações ao decorrer das atividades, pois alguns alunos voltaram muito ansiosos e outros bem menos ativos e desestimulados. Então, fomos buscando um ponto de equilíbrio para que todos, de uma forma segura, voltassem a participar das aulas de Educação Física normalmente.
Voltamos mantendo os protocolos de segurança necessários. Mantivemos os kits de higiene, utilizando-os para a limpeza das mãos ou de materiais esportivos quando utilizados. Além disso, começamos desenvolvendo com nossos alunos atividades individuais, depois em duplas e em uma terceira etapa com pequenos grupos.
Dessa mesma forma, seguimos em 2023, com muita determinação, empenho, dedicação e carinho com nossos pequenos. Contando sempre também com a colaboração e parceria das famílias.