Segundo o Dicionário, a Dança é uma série ritmada de gestos e de passos ao som de uma música.
Antes de falarmos um pouco sobre a importância da dança na vida das crianças, especialmente em sua educação, é importante fazer uma contextualização e voltar muito no tempo, mais especificamente na pré-história.
A dança sempre foi uma das formas de expressão ao longo de toda a história. É possível afirmar, por exemplo, que ela surgiu antes mesmo da fala. Sendo assim, a dança foi o primeiro meio de comunicação entre as pessoas.
Conforme o tempo passava, a dança ganhava ainda mais força, tornando-se uma manifestação cultural. Passou por diversos períodos importantes, como a Idade Média, Renascimento, Romantismo, entre outros. Sempre, claro, ganhando mais adeptos e ajudando a formar uma sociedade.
A DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Qual é a criança que não gosta de dançar, não é mesmo?
Primeiro que, para todos, a dança tem inúmeros benefícios, como manter o peso ideal, reduzir o estresse, melhorar postura, ajuda combatendo doenças mentais, entre outros.
Em relação às crianças, não é diferente: além de ajudar em toda a parte física e ser uma grande aliada para sua formação, a dança também faz com que os pequenos se aproximem da arte e conheçam um pouco mais do seu corpo.
Um outro ponto importante é que a dança para crianças auxilia muito no processo de convivência, já que eles têm a oportunidade de realizar uma atividade em grupo e aumentar sua capacidade de comunicação com outras pessoas.
A atenção e a criatividade da criança também são aguçadas na dança, o que traz diversos benefícios, inclusive, para outras matérias.
Por conta disso, diversas escolas já inseriram a dança na sua grade curricular, com o objetivo de ajudar em toda a parte do conhecimento.
COMO INSERIR A DANÇA NO COTIDIANO DAS ESCOLAS?
Diante da correria do cotidiano, diversas escolas acabam sentindo uma grande dificuldade em inserir alguma atividade extracurricular em sua grade.
Sendo assim, é preciso usar bastante a criatividade para achar meios que facilitem não só a vida das crianças, mas também da instituição de ensino.
Foi o caso, por exemplo, do Colégio Raposo Tavares, que diante de todas as dificuldades, foi buscar parceria com uma escola de dança, localizada na mesma região da instituição.
“Pensamos a dança porque acreditamos que trabalha vários aspectos importantes, por isso achamos que um especialista seria mais interessante. No começo, era um projeto inicial de Balé, o que, naturalmente para a época, chamava mais meninas”, conta Maria da Penha, diretora do Colégio Raposo Tavares.
Hoje, diante de todas as diferenças que existem na sociedade, a dança aparece como um projeto inclusivo, que ajuda não só crianças, mas a todos.
“Fomos percebendo que as crianças gostavam muito do Balé, e começaram a pedir outros tipos. As mamães e os papais então, nem se fala. Aos poucos, introduzimos vários outros tipos de dança. A ideia é dar as bases do desenvolvimento para que eles tenham as habilidades necessárias para o futuro deles”, completa.
O COLÉGIO
Com mais de 35 anos de experiência e tradição, o Colégio Raposo Tavares tornou-se referência na região aliando um trabalho pedagógico de qualidade e um atendimento individualizado, visando o desenvolvimento de cada aluno a partir de um trabalho integrado entre professores, direção, pais e alunos.
Com turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, o colégio opta por salas com número menor de alunos, que possibilite enxergar cada estudante e que promova um melhor aprendizado.
Neste século XXI, faz-se necessário formar cidadãos globalizados, fornecer instrumentos e estratégias pedagógicas que possibilitem aos alunos desenvolverem as competências essenciais para enfrentarem os desafios. Esse é o trabalho praticado no Colégio Raposo Tavares.
Outro fator a se destacar são as aulas extracurriculares integradas ao valor da mensalidade, fazendo com que todos os alunos tenham a oportunidade de cursar a modalidade que escolherem. Atualmente, são disponibilizadas as opções de Karatê, Sapateado, Handebol, Dança, treino de Futsal, além de contar com grupos de estudo e reforço escolar, tudo de acordo com os segmentos.
Se você busca uma educação de qualidade, humana e individualizada para seus filhos, conte com o Colégio Raposo Tavares, sempre disposto a oferecer o melhor para crianças e adolescentes.