Mais um ano letivo começou e, com ele, muitos pais voltam ao mesmo questionamento: como ajudar meus filhos a serem mais concentrados na escola?
Realmente, a atenção é um dos pontos principais das crianças na escola. Os alunos mais desatentos costumam ter uma maior dificuldade no aprendizado, além, claro, de não conseguir notas convincentes.
Apesar de ser um ponto preocupante, saiba que é possível reverter essa situação, ajudando seu filho a desenvolver mais foco e atenção.
Continue lendo esse texto que você vai encontrar algumas dicas valiosas e que vai ajudar muito nesse processo com ele.
Faça uma coisa de cada vez
Nós, adultos, geralmente realizamos várias coisas de uma vez só. Quem tem filhos então, pior ainda. Provavelmente você já ajudou seu filho no dever de casa enquanto arrumava a casa e/ou cozinhava, além de, ao mesmo tempo, assistir televisão.
É, infelizmente é normal, mas é errado. Primeiro que você acaba não realizando as ações de forma correta; segundo que passa a falsa sensação para seu filho que é possível fazer várias coisas ao mesmo tempo. Sendo assim, é importante ensiná-lo que as coisas devem ser feitas uma de cada vez, sem atropelar.
Vamos a alguns exemplos:
– Se seu filho está fazendo um dever de casa, a TV precisa estar desligada;
– Se está ouvindo música, não é hora de ler; fazer as duas coisas é quase impossível;
– Ou, se está lendo, não ouça músicas ou mexa nas redes sociais.
Ah, e uma outra dica importante: se está estudando matemática, foque nessa matéria! Essa dica vai ajudar muito seu pequeno!
Jogos da memória
Os jogos da memória e afins são extremamente benéficos e ajudam muito na concentração das crianças. Afinal, é preciso ficar muito atento para lembrar a posição das peças, não é mesmo? Além disso, como está em um momento descontraído, a criança pode ter ainda mais facilidade. Portanto, investir em jogos da memória é uma ideia interessante.
Atividade física
Como todos nós sabemos, a pratica de esportes tem diversos benefícios não só para o corpo, mas também para a mente. Mesmo realizando naturalmente alguns esportes na educação física, é importante estimular que os pequenos também façam fora da escola, com o objetivo de ajudar na concentração. Praticar esportes diferentes dos que eles já estão acostumados é uma ótima ideia.
Leitura
Claro, nessas dicas não poderia faltar a leitura. É um dos melhores hábitos quando falamos de concentração, mais ainda dos pequenos. Estimular a leitura vai fazer com que eles fiquem mais concentrados e criativos.
Mas lembre-se: os temas precisam ser de algo que ele gosta, ok? Assim fica muito mais fácil. Agora que você tem essas dicas, que tal começar a trabalhar a concentração do seu filho? Temos certeza que o rendimento na escola vai melhorar ainda mais.
Conheça o Colégio Raposo Tavares
Com mais de 35 anos de experiência e tradição, o Colégio Raposo Tavares tornou-se referência na região aliando um trabalho pedagógico de qualidade e um atendimento individualizado, visando o desenvolvimento de cada aluno a partir de um trabalho integrado entre professores, direção, pais e alunos. Com turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, o colégio opta por salas com número menor de alunos, que possibilite enxergar cada estudante e que promova um melhor aprendizado.
Neste século XXI, faz-se necessário formar cidadãos globalizados, fornecer instrumentos e estratégias pedagógicas que possibilitem aos alunos desenvolverem as competências essenciais para enfrentarem os desafios. Esse é o trabalho praticado no Colégio Raposo Tavares.
Outro fator a se destacar são as aulas extracurriculares integradas ao valor da mensalidade, fazendo com que todos os alunos tenham a oportunidade de cursar a modalidade que escolherem. Atualmente, são disponibilizadas as opções de Karatê, Sapateado, Handebol, Dança, treino de Futsal, além de contar com grupos de estudo e reforço escolar, tudo de acordo com os segmentos.
Se você busca uma educação de qualidade, humana e individualizada para seus filhos, conte com o Colégio Raposo Tavares, sempre disposto a oferecer o melhor para crianças e adolescentes.